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sábado, 2 de junho de 2007

Registrando a nossa prática, construindo o nosso caminho


Adriana Santos da Mata

A nossa unidade de educação infantil é mais do que um lugar destinado à escolarização inicial de crianças de 3 a 5 anos. Aqui é um espaço de formação permanente das educadoras.

As experiências que vivemos com nossos alunos - suas atitudes, seus comportamentos, desejos, sentimentos e suas respostas às propostas que fazemos - são apresentadas e discutidas nas reuniões semanais de estudo e planejamento, bem como nos momentos informais de comentários, trocas de idéias e avaliação do processo pedagógico. Buscamos ainda, nos grupos de estudos, realizar reflexões sobre a prática docente articuladas às teorias de estudiosos da área educacional, da filosofia, da psicologia, da sociologia, indicando a perspectiva da professora como pesquisadora do seu fazer.

Outro procedimento muito importante que tem nos auxiliado na realização de um trabalho sério, responsável, comprometido e de qualidade é o registro reflexivo das atividades. Assim é que escrevemos o nosso diário de campo, tiramos fotografias e gravamos a interação de crianças e professora em fita cassete e em DVD (com a autorização, também registrada, de pais e/ou responsáveis). Ler as anotações, ouvir como as atividades foram conduzidas e assistir à dinâmica das aulas têm nos permitido identificar nossos acertos e erros, aprender formas diferentes de interagir com os alunos, tirar algumas dúvidas e ter outras, enfim, têm sido momentos de grande enriquecimento profissional e pessoal.

Apesar desta escolha metodológica ainda não ter conquistado e/ou não ser clara para todos os sujeitos envolvidos na mediação do processo ensino-aprendizagem, o caminho que estamos construindo não tem volta. E, de acordo com os resultados que temos obtido, optamos pela direção correta.