segunda-feira, 4 de julho de 2005
Começando a Pensar Com Ciência
Resumo
Começando a pensar com ciência é um trabalho que estamos realizando na nossa unidade municipal de educação infantil, desde o mês de abril. Nosso objetivo é fomentar postura mais afeita ao universo científico para resolver problemas e responder aos questionamentos que as crianças levam para o contexto escolar. Fizemos reuniões de estudo e planejamos diversas atividades para atingir esse fim, entre elas: a busca de conhecimento em livros e revistas; a observação direta e indireta de exemplares de pequenos animais; e a elaboração de um livro da turma. A curiosidade e o interesse das crianças por abelhas que apareceram no refeitório foi o fato que nos motivou a implementar uma proposta de ciências, entendida, por nós, como uma linguagem para conhecer as coisas do mundo, num movimento de ir-e-vir entre os exemplares de animais, os livros e periódicos de divulgação científica e o registro gráfico. E, nesse processo, estamos, ensinantes e aprendizes, começando a pensar com ciência.
Prêmio Qualidade na Educação Infantil em 2001 (pelo estado do Rio de Janeiro). Realização: Fundação Orsa, Ministério da Educação e Undime.
Clique aqui para acessar o texto completo.
Marcadores:
ciência,
cultura,
educação infantil,
leitura e escrita,
Paulo Freire,
prática pedagógica,
projeto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho pedagógico desenvolvido por estes educadores!
Percebi, também, nas atividades além dos muros da escola, a presença da proposta denominada por Freinet como "aula passeio", quando observações, entrevistas e registros geram textos individuais e coletivos. Mais uma vez felicito este fazer pedagógico em que educadores e educandos são felizes.
Postar um comentário