sábado, 8 de outubro de 2005
Ensino de ciências? Educação para ou em ciências?
Outro dia tive que pensar sobre isso! Acabei "arrumando" o pensamento assim...
Essa diferenciação tem relação com os movimentos de pesquisa e estudos em educação, nas suas diversas áreas. Houve um momento, lá pelos idos dos anos 70 e 80 do século passado (!), em que o trabalho girava em torno da mudança conceitual - como ocorria, por que não ocorria... no processo de ensino e aprendizagem - e as expressões usadas pela academia e pelo movimento de divulgação científica eram: ensino de ciências, educação científica... ficava implícito o "para"... melhorar o ensino, melhorar o rendimento e a atuação das pessoas na sociedade e no trabalho, elevar o nível cultural, melhorar e avançar no desenvolvimento tecnológico (principalmente nos EUA e "asssemelhados").
A educação em ciências pressupõe uma amplitude maior. Não exclui tais propósitos, mas inclui a dimensão reflexiva cultural (saber, conhecer, compreender, participar - cidadania). Compreender o funcionamento cultural da ciência. Considera os estudos sociológicos e culturais tanto os da educação como os da ciência.
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