Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Mini-entomólogos


Adriana Santos da Mata
(professora das crianças de cinco-seis anos)

No fim de maio, começamos a estudar ciências de lagartas, mariposas e borboletas, como disse P.
Em uma de nossas atividades de pesquisa, conhecemos um pouco da vida e do trabalho do entomólogo Fritz Plaumann. Descobrimos que muitos dos procedimentos que o Dr. Plaumann fazia, nós também fizemos: observamos os insetos no ambiente e com a lupa, registramos o que aprendemos, colecionamos exemplares de borboletas, mariposas e lagartas, buscamos mais informações nos livros.
O cientista estudou o ciclo da vida das borboletas desde os ovos até a fase adulta. Nós também já sabemos como é: do ovo nasce a lagarta que come folhas verdes, depois forma um casulo. Dentro do casulo, ela se chama pupa. Depois de um tempo, a borboleta formada rompe o casulo, sai com as asas amassadas, vai abrindo e voa. Aí, começa tudo de novo. É aquilo de metamorfose!” – M. exclamou.
Vimos que os nomes borboleta, mariposa, percevejo e besouro são, na verdade, apelidos, porque cada espécie destes insetos tem um nome próprio, um nome científico.
Sabe por que nas asas de algumas borboletas e mariposas existem desenhos parecidos com olhos? E por que as cores de algumas delas são iguais as dos troncos das árvores e das flores? É para confundirem e se defenderem dos bichos que querem comê-las. As aparências enganam.”- alertou L.
A nossa pesquisa tem nos revelado muitas coisas interessantes a respeito da vida das lagartas, borboletas e mariposas que, de vez em quando, aparecem nas amendoeiras da nossa escola. Crianças e professora temos aprendido muito sobre a natureza a partir destes pequenos insetos. Como concluiu L.: Somos mini-entomólogos.

Texto elaborado pela professora para o boletim informativo da escola.
Veja outras imagens do trabalho no Álbum do EntreTextos.

Nenhum comentário: