No nosso III Seminário de Formação Permanente apresentamos algumas reflexões a cerca do nosso trabalho com turmas multiidade (crianças de 3, 4 e 5 anos juntas numa turma de pré-escola). São sínteses da avaliação que fizemos do primeiro semestre deste ano. Amanhã faremos a avaliação do segundo semestre.
- Interação - a troca entre as crianças é grande, maior que nas turmas homogêneas.
- Todas as professoras planejam juntas, trazendo uma grande vantagem: há mais trocas entre as professoras.
- Conseguimos organizar a formação de dois grupos de estudo em cada turno, que se reúnem, alternadamente, duas vezes por mês.
- Quem vai acompanhar a turma no ano seguinte? A mesma professora, já que a mediação e a interação são elementos constituintes das relações entre a professora, as crianças e o conhecimento de uma natureza toda própria?
Evidencia-se a necessidade de termos professoras comprometidas com o projeto da escola, como bem já nos disse também o professor José Pacheco. Escolher uma escola para nela trabalhar é escolher o seu projeto coletivo de trabalho político pedagógico com todas as implicações administrativas e funcionais tanto entre a escola e a unidade administrativa central como entre a escola e seus funcionários.- É preciso pensar a respeito do número de alunos por turma que tanto respeite e possibilite a boa qualidade do trabalho como atenda às necessidades da comunidade.
(Continua amanhã.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário