Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Multiidade: turmas heterogêneas (I)


No nosso III Seminário de Formação Permanente apresentamos algumas reflexões a cerca do nosso trabalho com turmas multiidade (crianças de 3, 4 e 5 anos juntas numa turma de pré-escola). São sínteses da avaliação que fizemos do primeiro semestre deste ano. Amanhã faremos a avaliação do segundo semestre.

  • Interação - a troca entre as crianças é grande, maior que nas turmas homogêneas.
  • Todas as professoras planejam juntas, trazendo uma grande vantagem: há mais trocas entre as professoras.
  • Conseguimos organizar a formação de dois grupos de estudo em cada turno, que se reúnem, alternadamente, duas vezes por mês.
  • Quem vai acompanhar a turma no ano seguinte? A mesma professora, já que a mediação e a interação são elementos constituintes das relações entre a professora, as crianças e o conhecimento de uma natureza toda própria?

  • Evidencia-se a necessidade de termos professoras comprometidas com o projeto da escola, como bem já nos disse também o professor José Pacheco. Escolher uma escola para nela trabalhar é escolher o seu projeto coletivo de trabalho político­ pedagógico com todas as implicações administrativas e funcionais tanto entre a escola e a unidade administrativa central como entre a escola e seus funcionários.
  • É preciso pensar a respeito do número de alunos por turma que tanto respeite e possibilite a boa qualidade do trabalho como atenda às necessidades da comunidade.

(Continua amanhã.)

Nenhum comentário: