Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 27 de novembro de 2011

O governo federal e os vendedores de testes de avaliação da educação infantil

Aqui no EntreTextos eu já havia mostrado que o "programa de avaliação", já instituído no município do Rio de Janeiro, que o governo federal pretende implantar em todas as redes brasileiras é vendido em site próprio e pela Amazon. No blog tem várias postagens sobre esse assunto...

Com o convite abaixo, a Secretaria de Assuntos Estratégicos mostra a sua relação com esses vendedores do questionário de avaliação das crianças da educação infantil...

Vamos, pessoal, vamos assinar a petição pública do Mieib contra essa política pública... Clique aqui.

Jane Squires, uma das autoras do ASQ-3 (instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil) está vindo ao Brasil, (Rio de Janeiro), no início de dezembro. A convidamos para vir à Brasília no dia 05 de dezembro, segunda-feira, para fazer uma apresentação sobre o referido instrumento.

O ASQ foi desenvolvido nos Estados Unidos por uma equipe multidisciplinar em 1997 e, desde então, vem sendo utilizado em diversos países. É um instrumento de triagem que classifica as crianças em três categorias: i) necessita uma avaliação em profundidade, ii) monitoramento e estímulos adicionais são recomendados, e iii) desenvolvimento dentro do esperado/ programado. A metodologia busca investigar as cinco dimensões do desenvolvimento infantil: comunicação, motora ampla, motora fina, solução de problemas, pessoal/social. É um instrumento de baixo custo e tempo de aplicação reduzido (20 minutos), além de grande flexibilidade operacional, (pode ser aplicado por pais ou cuidadores com a 4ª série completa). Apresenta boa cobertura de todas as idades da Primeira Infância (de 1 mês a 5 anos e meio), algo que é muito difícil contar com escalas para avaliar a criança até os 3 anos de idade, e é composto de 21 escalas: 2, 4, 6, 8, 9, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 24, 27, 30, 33, 36, 42, 48, 54, 60, 66 meses. Cada escala é formada por 6 questões/itens sobre cada uma das dimensões. Caso desejem obter maiores informações sobre este instrumento, encaminhamos o seguinte link:
http://www.brookespublishing.com/store/books/squires-asq/index.htm

O objetivo é a Jane fazer uma apresentação sobre como o ASQ se insere no universo de instrumentos que avaliam o desenvolvimento infantil, suas vantagens e desvantagens.

Gostaríamos muito de contar com a sua presença nesta reunião. Infelizmente, não poderemos arcar com despesas de passagem e diárias. Pedimos, por gentileza, confirmar a presença por e-mail (rosane.mendonca@presidencia.gov.br) ou por telefone - 061-3411-4664 ou 4696.
Endereço:
Secretaria de Assuntos Estratégicos,
Esplanada dos Ministérios, Bloco "O", 8º andar, sala de reuniões 3, (sala da ferradura).
Brasília, DF

Nenhum comentário: