Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Rosalina no Catete

Fomos ao Palácio do Catete!
Muito interessante o comportamento das crianças! Curiosos e ansiosos para verem o salão onde a música da Chiquinha Gonzaga foi tocada e o quarto do Presidente Getúlio Vargas, principalmente.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Chiquinha no Rosalina

O Projeto de Cultura Popular deste ano está baseado na vida e na obra da Chiquinha Gonzaga. O episódio do Corta-Jaca no Palácio do Catete - Nair de Teffé, em solenidade oficial, tocou a música ao violão, escandalizando a sociedade - levou-nos a entrar com material para que as crianças conhecessem o Palácio, bem como pintores e escultores que lá têm suas obras.

Abaixo, uma pequena mostra do material que usamos para que as crianças conhecessem esses assuntos.

domingo, 30 de agosto de 2009

A suína e o nosso seminário

Apesar da "suína" ainda continuar por aqui, voltamos ao trabalho. Com muitos cuidados e pouca frequência das crianças na primeira semana.
Elaborando o calendário de reposição tivemos que cancelar nosso seminário, pois avaliamos que os professores das outras escolas não conseguiriam participar, uma vez que precisamos usar todos os dias passíveis de serem dias letivos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Letra cursiva

Eu gostaria de entender a necessidade que vários professores da educação infantil tem de ensinar às crianças de cinco anos a escrever com a letra cursiva! Às vezes até às de quatro anos!!!
Como eu gostaria de conhecer as razões desses educadores e dialogar sobre isso!!!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Desenho infantil II



Desenho infantil I

Para exercer a minha função de coordenadora pedagógica necessito entrar nas salas de aula e observar as crianças trabalhando. É como se eu estivesse coletando dados para uma pesquisa.
Então, o trabalho que realizamos na escola tem feito, há algum tempo, com que eu pense algumas coisas a respeito do desenho das crianças.
Entre outras questões...
Quais e como as características da prática pedagógica da professora intervêm no processo de constituição do desenho infantil? Essa pergunta tem circulado na minha cabeça.
Voltei a estudar Vygotsky... para aprender mais a respeito das relações entre imaginação e realidade e tive a felicidade de entrar para um grupo de pesquisa sobre desenho infantil.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

No fim das contas...

...Cinco semanas de recesso! Pois a gripe suína em Niterói não nos deixa voltar ao trabalho!
Como será que as mães e os pais estão lidando com esta situação? Refiro-me ao fato das crianças estarem casa durante o dia inteiro...

Mas é necessário que assim seja, sabemos todos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Novos referenciais curriculares

Diversas pessoas estão trabalhando na elaboração de novos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. No 17o. Congresso de Leitura do Brasil vimos uma pequena parte do que está sendo pensado para o trabalho com as crianças de até três anos de idade, ou seja, para o trabalho na creche.

A Professora Sandra Regina Simonis Richter apresentou o trabalho Os Bebês Interrogam o Currículo: as múltiplas linguagens na creche (trabalho dela e da professora Maria Carmen Silveira Barbosa). Ela informou também que já há material sobre este assunto no site do MEC. Como o link para esse material era meio difícil de ser lembrado, ela ficou de enviar por e-mail para o pessoal que estava assistindo a apresentação das comunicações. Enquanto espero, procuro no site do MEC. Até agora ainda não encontrei...

sábado, 25 de julho de 2009

Práticas de letramento no 17o. Congresso de Leitura do Brasil

Fomos ao Cole, eu, Adriana e Expedita e apresentamos um trabalho sobre as práticas de letramento que realizamos na escola com as crianças de três, quatro e cinco anos. Não fiquei com uma impressão muito boa do Cole desta vez, não! Já fui a outras edições desse Congresso de Leitura em que havia uma efervescência intelectual bem mais agitada!