Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Cultura popular com o universo de Portinari


Realizamos com as crianças de três, quatro e cinco-seis anos em nossa escola, durante cerca de dois meses, um trabalho com a cultura popular por meio da obra de Candido Portinari.

E é sobre este trabalho que eu estarei postando alguns textos escritos por mim e por outras professoras da escola.
Começo, então, reproduzindo um pequeno trecho que dá uma idéia da nossa concepção do trabalho com a arte na educação infantil.

(...) Pensamos, portanto, a arte como uma linguagem para conhecer, compreender e comunicar as coisas do mundo. Criação e conhecimento se entrelaçam na mesma raiz ativa. Assim, para pensar essa ação pedagógica, o chamamento de Ana Mae Barbosa é contundente e inspirador: “precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população” (1991, p. 6). E proporcionar meios para que as crianças vivam intensamente a linguagem artística e estética, numa produção repleta de conhecimentos cultivada pelos educadores e com espaço para a manifestação criadora dos alunos, inscreve-se no que Georges Snyders (1996) chamou de alegria na escola: o cultivo do conhecimento da cultura e de suas obras.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 204 p.

Único trabalho de educação infantil classificado pelo Estado do Rio no V Prêmio Arte na Escola cidadã (2004), na Categoria A - Educação Infantil a 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, promovido pelo Instituto Arte na Escola e Fundação Iochpe.

P.S.: Esse livro do Georges Snyders é fantástico!

Um comentário:

ana ylla disse...

gostei muito e vou pegar essa ideia e fazer com os meus alunos e também vou apresentar esse trabalho na minha faculdade.pois tenho q apresentar um projeto com o tema arte na educação infantil.
obrigada.
feliz páscoa!