Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 25 de agosto de 2005

"Você sabe o nome disso? É móbile!"


Renata dos Santos Melro
(parceira no EntreTextos)

Foi exatamente com esta pergunta, feita a um funcionário da Fundação, depois de pendurar gentilmente os móbiles feitos pela turma, que o JM “concluiu” o nosso estudo sobre móbiles no mês de julho.
Tinha certeza de que este trabalho seria de interesse das crianças, mas não imaginava que ia dar tanto o que falar... a turminha ficou na maior empolgação!
Primeiro começamos analisando um móbile de berço, daqueles específicos para bebês. Nesta análise as crianças descobriram que móbile é uma peça que se mexe, “que fica rodando quando venta”, como disse o JV. Mas não parou por aí.

Estava na hora de conhecer um artista muito importante, com nome parecido com o do MA: “Só que o r dele não é ali, é no final” – disse ele. O nome desse artista é Alexander Calder. “Ele construiu há muito tempo atrás os móbiles e tinha um quarto só pra isso”. Ele fez móbiles de todos os tipos: de aranha, elefante, pato, aquário etc. e tudo isso com arame, entre outros materiais. Além disso, ele fazia esculturas e ainda pintava! As crianças puderam ver tudo isso, por meio de transparências, “no negócio de luz que aparece no quadro branco”, o nosso famoso retroprojetor.
As crianças deram logo a idéia de “fazer que nem o Alexander Calder”.

Idéias não faltaram! Pazinhas, flores, coração, festa junina... ufa! Quanta imaginação!! Faltava então listar o material a ser utilizado e colocar as mãos na massa!
Os alunos trouxeram de casa cabos de vassoura, confeccionaram flores e corações com papel e tinta e selecionaram as pazinhas que queriam pendurar no móbile.
Cada criança escolheu em qual grupo gostaria de ficar. Foram confeccionados três grandes móbiles: um com pazinhas e baldinhos; outro com flores e corações e um último com o tema festa junina.

Os móbiles foram pendurados no pátio. Que orgulho, que animação! Cada balançar dos móbiles era uma festa!
As crianças adoraram. Assim fica fácil aprender!

Outros trabalhos das crianças podem ser vistos Álbum do EntreTextos. É só clicar!

Um comentário:

ChrisWoznitza disse...

Hi I´m Chris. Greatings from Germany Bottrop !!