Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 11 de julho de 2006

Letra cursiva na pré-escola?


Hoje eu vi algo que me surpreendeu muito, mas muito mesmo! Alguém pedia letras cursivas perfeitas para trabalhar na pré-escola. A pessoa pedia esses arquivos de fonte que estão no computador. E mais de trinta pessoas responderam sugerindo fontes, pedindo que enviassem pra elas também...

O que fazemos com Bakthin, Vygotsky, entre outros, heim?!
Será que uma olhadinha no dicionário não seria um começo pra fazer pensar?!

De acordo com o dicionário, “cursivo é forma de letra manuscrita, miúda e ligeira; adj. que a pena faz correndo‚ pelo papel, letra cursiva; escrita cursiva; ligeiro, executado sem esforço.”

Como, então, exigir que uma criança escreva cursivamente na pré-escola???!!!

Afinal, domamos o aluno ou o aluno domina a escrita?

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou a favor de apresentar a letra cursiva a´`as crianças somente a partir dos 5 anos de idade porque psicologicamente ela esta mais preparada pra compreende - la

Unknown disse...

Olá, anônimo

Obrigada pela sua palavra neste nosso texto!

Anônimo disse...

Meu nome é Lílian, e gostaria de saber nome de fontes com letra cursiva para instalar em meu computador. Se alguém souber... e-mail:lfbvs@uol.com.br

Unknown disse...

Trabalho com crianças de 5 anos d idade e acho importante o contato visual com letras de vários tipos.
Já trabalho no início do ano com essa diversidade e com a ltra cursiva, ms n exijo!
Espontaneamente elas vão dando preferência por esse tipo!

Anônimo disse...

trabalho com crianças de 5 e 6 anos. sempre ensinei com letra cursiva e outros tipos de letras.Também sou capacitadora do ensino dinâmico de ensino. O resultado do ensino com a letra cursiva esta sendo surpreendente. crianças da rede municipal estão conseguindo ótimos resultados e os professores estão muito satisfeitos.
stela-mello@ig.com.br
stelatmello@hotmail.com

Anônimo disse...

“cursivo é forma de letra manuscrita, [não necessariamente]MIÚDA e . . .
Os meus alunos aprendem e com grande satisfação a escrita cursiva. A maioria tem 5 anos, e eles o fazem a partir de um modelo em letra graúda em folha de A4 onde primeiramente correm seus dedinhos por sobre as letras das palavras que eles mesmos desejam escrever. Aprendem brincando e corretamente!

Anônimo disse...

A professora da escola do meu filho que tem 7 anos mandou a lição de casa e escreveu que queria tda a lição em letras cursivas, mais quando eu perguntei pra ele sobre as letras ele me disse que não sabia fazer eque não tinha cido encinado na sala de aula, eu gostaria de ter um pouco mais de orientação sobre letras cursivas, pbrigada.

Anônimo disse...

Ao indivíduo que escreveu acima:
"mais quando"???
"pra ele"???
"eque"???
"cido"???
"encinado"???
"pbrigada"???

Antes de pedir informações sobre o uso da letra cursiva, seria bom que você investisse, e bastante, em leitura, pois lendo vamos nos especializando na escrita...

Anônimo disse...

Eu acho importante iniciar o contato da criança desde cedo com a letra cursiva... tenho 2 filhos, o mais velho, de 5 anos, está no 1º ano do fundamental, e está com certa dificuldade, visto que associou em demasiado as letras de forma... ja nos módulos atuais do maternal da minha filha de 2 anos, já estão trabalhando as vogais em cursiva, ao contrário do que foi feito com meu filho no pasado...

Anônimo disse...

Que absurdo Patrícia, vc exigir de sua filha de apenas 2 anos o ensino da letra cursiva. Eu sinceramente não entendo, nem compreendo..acabou de ler o texto falando sobre esse assunto. Para a criança que ainda não se alfabetizou, ler em letra de forma é bem mais produtivo, já que ela pode trabalhar com as letras em separado, o que lhe permite refletir sobre quais e quantas letras tem uma palavra. A letra de forma ademais, está muito mais presente na vida cotidiana do que a letra cursiva. Sugiro pesquisar mais,e deixar a letra cursiva para o seu momento certo, crianças a partir de 5 anos. ( Isto é, se está preocupada com seus filhos!).

Anônimo disse...

Todas as informações que nos chegam, são 99% em letra bastão, porque tanta preocupação com a letra cursiva para crianças de apenas 5 anos. Se a psicomotricidade está sendo desenvolvida, os estímulos estão sendo dados, a letra cursiva será uma resposta ao trabalho bem feito na pré-escola. Fico muito preocupada quando vejo colegas trabalhando de maneira mecânica com a letra cursiva. Percebo crianças até fazendo, porém sem a devida compreensão e sem prazer. Precisamos rever tal situação, pois não desejo ver massacre de informações em crianças que estão apenas começando a arte do aprender. É preciso fazer da arte de ensinar uma eterna aquarela, onde cores e formas, despertam nas crianças o gosto pela escola e consequentemente pelo aprendizado.

Conceição Aparecida

Anônimo disse...

Ja trabalhei em todas as series da educação infantil e fundamental. Nos estudamos diversas areas do conhecimento, aplicamos metodos, testamos a teoria de quem nunca entrou na sala de aula. A LETRA CURSIVA REQUEM MATURAÇÃO NEUROLOGICA. Motricidade Fina é uma atividade de movimento espacialmente pequena, que requer um emprego de força mínima, mas grande precisão ou velocidade ou ambos, sendo executada principalmente pelas mãos e dedos. COMO CRIANÇAS TÃO PEQUENAS podem ser forçadas a traça-las. Elas aprendem com tanta rapidez na alfabetização que vcs se surprendem e sem o caderno de caligrafia.Use a mão que vc não tem coordenação para desenvolver suas atividades diarias e saibam como elas se sentem!

Adriana disse...

acho importante o contato visual desde cedo, a partir de 3 anos. Para escrever, a partir de 5. Mas acho que não é absurdo se a criança consegue, absurdo é exigir desde pequena. O mais absurdo para mim é ve que uma criança é capaz, mas por conta da idade não ensiná-la na cursiva.

Unknown disse...

A discussão está bastante interessante, mas será que não estamos nos afastando da essência do processo? O que vocês acham? Vejam só. Apoiando-me em Vygotsky, pela relação pensamento-linguagem a escrita na sua forma, no seu desenho, é produto de um processo de experimentação, vivência, conhecimento da criança sobre as coisas que estão no mundo. Então, escrever o que se pensa, sente, deseja, inventa, comunica, cria... com os diferentes gêneros do discurso e tipos de texto. O que vocês acham?

Anônimo disse...

MEU NOME É REJANE.SoU MÃE E EDUCADORA.FUI ALFABETIZADA COM LETRA CURSIVA...Uso até os dias de hoje...Meu filho de 06 anos cursa o 1º ano e cobra diariamente o porque de a professora não usar com eles a letra cursiva.Penso q ele cobra porque vê que uso sempre E ACHO LINDA...Por iniciativa dele ele tenta fazer a letra cursiva , mas acaba misturando com as letras de forma...Se alguém puder me orientar com agir com ele, uma vez que insiste em fazer a letra cursiva.Obrigado.