Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Sobre currículo e curriculistas


A blogueira Carla é uma das autoras desse livro, aí embaixo.


Do texto de apresentação do livro tirei alguns trechos para que vocês tenham uma idéia do seu conteúdo.

"O primeiro dos trabalhos reflete sobre as ações governamentais em contraponto à trajetória dos educadores que se constituem como categoria, instituindo modos de lidar e propor cotidianamente o currículo. Refere às relações entre escola, cultura e território, desde experiências relatadas por Alfiere, em Turim, Itália (1975-85), para enfatizar formas de enraizamento, capacidades que os sujeitos trazem de suas realidades, constituindo-se desde a pluralidade intrínseca os sentidos dos produtos culturais que se deseja revelar.
"O capítulo Educação em ciclos: uma política curricular entre resistências e rupturas aborda uma temática extremamente atual e controvertida no campo das pesquisas educacionais, visto que muitos têm sido os questionamentos e reflexões sobre a possibilidade dos ciclos estarem ou não se configurando como uma alternativa eficaz de melhoria da educação. O objetivo deste texto consiste em abordar a proposta de ciclos de forma contextualizada. Assim, a autora esclarece o que significa a proposta de ciclos em sua essência, aponta quais as concepções de ciclos que surgiram no Brasil e, por fim, apresenta algumas considerações que podem auxiliar na construção dos ciclos como uma política curricular inovadora."
(...)
"Mário de Andrade, Educação Infantil e Projetos Culturais é o título referido a estudo e práticas conjugadas a opções teóricas e metodológicas pretendendo acentuar certa tradição experimentada por este grande intelectual do campo da cultura, quando Diretor do Departamento de Cultura em São Paulo, no período de 1935-38. Os registros ressaltam a compreensão de que o currículo é bem mais que prescrição, está além do que as orientações oficiais apresentam, particularmente quando são as pesquisas e atividades artísticas realizadas pelas crianças da pré-escola a base das definições e encaminhamentos.
"Cultura e currículo são relacionados como fundamentos dos projetos pedagógicos para a Educação Infantil, situados desde os vínculos entre arte e vida, descoberta e realização, manifestações populares e erudição. Ao definir o que ensinar, diferentes teorias enfatizam elementos como expressão de uma série de determinações políticas, valorizando algumas e secundarizando outras. É deste tensionamento que trata o estudo, pautando escolhas, cuja referência na obra de Mário de Andrade, potencializa novos debates e projetos para a Educação Infantil.
"O debate sobre a Lei 10.639/03, estabelecida como ação afirmativa na luta contra a discriminação racial é foco do capítulo apresentado por Hele Guerreiro, quando esta ressalta as perspectivas curriculares pautadas a partir da história e cultura afro-brasileira. A fundamentação teórica realça contribuições dos movimentos políticos organizados, traduzindo-se em caminhos para formulações educacionais.
"O capítulo Professor Curriculista na Educação Infantil Pública: Movimentos instituintes trata de questões como currículo e formação docente em serviço a partir da experiência do universo particular de determinada escola pública. Neste contexto, observam-se movimentos instituintes de reorientação curricular, os quais são construídos em meio a avanços e retrocessos, engajamentos e resistência por parte dos sujeitos envolvidos.
"Esses movimentos instituintes revelam a possibilidade de o professor exercer o papel de curriculista, fazendo escolhas, refletindo, dialogando e avaliando processualmente o que ensina. Nesse processo, o diálogo emerge como importante elemento do protagonismo docente na transformação dos currículos escolares e na construção de políticas e práticas cotidianas de formação docente permanente.
"O capítulo sobre “a matemática das relações”, em que se somam ações e expectativas da comunidade, de profissionais da creche, de sujeitos políticos e suas vidas em torno da escola, reflete a efervescência das demandas, reivindicações e posturas, algumas vezes assistencialistas, outras marcadamente políticas, no sentido de um projeto de educação.
"Ao centrar o debate sobre o conteúdo dos projetos das creches comunitárias, a autora dá relevo ao sentido da educação das camadas populares, bastante distinta da perspectiva deste ser espaço de espera.
"O currículo de matemática como projeto de construção de uma sociedade democrática, apresentado por Wilson Roberto Costa Lopes, é expressão da crítica e superação de recomendações e hábitos de ensino no campo das ciências exatas. A proposta de pensar o currículo como instrumento de construção de uma sociedade democrática atravessa o cotidiano não apenas de um componente, mas do conjunto dos temas de todas as áreas, sendo insuficiente utilizar o termo interdisciplinaridade para dar conta da ausência de fronteiras no tratamento dos conteúdos.
"Ao acolher dados e informações a respeito das aprendizagens dos estudantes da 1a série do ensino médio em escolas da rede estadual, o autor do trabalho envolve os estudantes na busca de fontes históricas e compreensões dos fenômenos conjunturais. A cada passo, outras reflexões, informações formulações são ressaltadas, aprofundando razões para ações de resistência política às formas de exclusão geradas pelo processo de acumulação capitalista."

domingo, 22 de abril de 2007

Voltando


Estamos de volta! Essa vida dá umas voltas e, de repente, nos derruba de tal maneira... estou tentando retomar as coisas devagar.