Por meio da elaboração que eles criaram também podemos ter acesso aos referenciais teóricos que eles usaram para realizarem a construção de conhecimentos sobre a criança.
Uma coisa bastante interessante pra nós, da escola, é nos darmos conta de que eles nos informam sobre "como a criança aprende", mas eles não nos dizem "como ensinar". Nesse intervalo reside o espaço da Pedagogia! Aprender e ensinar são coisas diferentes, embora sejam duas faces da mesma moeda. Aprender e ensinar têm procedimentos e atitudes que se diferenciam e se complementam, dialeticamente.
Nesse processo de construir uma Pedagogia da Infância com essas elaborações teóricas que as ciências (Psicologia, Sociologia, Lingüística...) nos informam residiria a belezura e o encantamento, como diria Paulo Freire, das nossas relações com as crianças... Um espaço da criação, da autonomia, da transformação, do saber/fazer, um espaço de possibilidades, um espaço de vida em processo.
Parafraseando o poeta, conhecer é preciso!
E aí, você concorda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário