sábado, 17 de setembro de 2011
Planejamento semanal e projeto de trabalho
Como eu faço o planejamento semanal trabalhando com projeto? Foi mais ou menos assim que me perguntaram. É uma pergunta muito boa, não? Estou suspeitando que ela seja bem pertinente à grande parte do contexto pedagógico nas escolas de educação infantil, em geral.
Bem, estou entendendo - corrijam-me, por favor, se eu estiver enganada - que hoje ainda se espera da professora que ela distribua previamente, por cada dia da semana, as atividades que ela vai realizar com as crianças. Bem, desse modo, o planejamento prevê tudo que vai ocorrer em cada momento, uma atividade após a outra, numa sequência ordenada. Mas, como o cotidiano da escola não é assim tão previsível e controlável, nós aprendemos que o planejamento também é flexível. Então, se uma das atividades planejadas não estiver atendendo aos interesses infantis do momento, a professora mudaria a atividade, de modo a atender a esse interesse.
Mas como fazer isso ao, supostamente, trabalhar com projetos? Digo supostamente, porque num trabalho com projetos, penso eu, nem caberia uma pergunta dessa com essa significação.
Penso que "planejar" um projeto requer muito mais um levantamento das possibilidades de trabalho e de material do que propriamente preparar e distribuir as atividades pelos dias da semana, já que as crianças têm uma papel bem ativo na proposição de problemas e nos modos de resolvê-los. Pra mim, o que ganha especial relevância no trabalho da professora e do professor é o registro diário, com relatos dos trabalhos e as observações realizadas. Por meio desse registro, a pedagogia da escuta da criança tem enormes possibilidades de ser desenvolvida, permitindo ao docente também propor problemas e modos de resolvê-los e ter ideias sobre as relações com os conhecimentos.
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