Para
realizarmos bem o nosso trabalho pedagógico com as crianças estudamos, muitas
vezes, o que Piaget, Emília Ferreiro, Vigotski, Wallon e outros pesquisadores
elaboraram. Ou seja, por meio da elaboração que os pesquisadores realizaram
podemos ter acesso ao modo como a criança pensa, ao modo como a
criança constrói e se apropria de conhecimentos.
Por
meio da elaboração que eles criaram também podemos ter acesso aos referenciais
teóricos que eles usaram para realizarem a construção de conhecimentos sobre a
criança.
Uma
coisa bastante interessante pra nós, da escola, é nos darmos conta de que eles
nos informam sobre "como a criança aprende", mas eles não nos dizem "como
ensinar". Nesse intervalo reside o espaço da Pedagogia! Aprender e ensinar são
coisas diferentes, embora sejam duas faces da mesma moeda. Aprender e ensinar
têm procedimentos e atitudes que se diferenciam e se complementam,
dialeticamente.
Nesse
processo de construir uma Pedagogia da Infância com essas elaborações teóricas
que as ciências (Psicologia, Sociologia, Lingüística...) nos informam residiria
a belezura e o encantamento, como diria Paulo Freire, das nossas relações com as
crianças... Um espaço da criação, da autonomia, da transformação, do
saber/fazer, um espaço de possibilidades, um espaço de vida em processo.
Parafraseando
o poeta, conhecer é preciso!
E aí, você concorda?