Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Educação em Foco


Em agosto, em Juiz de Fora, grupos de pesquisa que trabalham com a Teoria da Atividade reuniram-se para apresentar seus trabalhos e discuti-los no II Fórum Iscar Brasil (Iscar - Sociedade Internacional para Pesquisa Cultura e da Atividade).

Os textos dos trabalhos apresentados foram reunidos num número especial da revista Educação em Foco - Diálogos entre as teorias da atividade e sócio-histórico-cultural. Quer saber quais são? Pode ter algum que atenda a sua necessidade... Clique aqui.

Quer saber mais sobre a Iscar? Clique aqui...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pós-Modernidade nos Currículos

Nos dois últimos congressos sobre currículo de que eu participei predominaram as discussões pós... Pós-modernidade, pós-estruturalismo, pós-colonialismo, pós-fundacionalismo, fixações e hibridizações... Tô querendo outra perspectiva... Cadê?!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

sábado, 11 de agosto de 2012

Congressos de Marília e Juiz de Fora

Estou voltando pra casa! Volto com a certeza de que aprendi muito sobre a teoria histórico-cultural!!!

Aprendi muito também sobre fazer pesquisa!!!

Aprendi, ainda, um pouco mais sobre pessoas que estudam e compartilham o que sabem!!!

Aprendi, ainda, um pouco mais sobre nossas responsabilidades com a formação do outro se queremos viver os processos de luta por transformações da vida e na vida.

 Ainda escreverei um pouco mais sobre os dois congressos.

Estou na estrada... Voltando pra casa.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11a. Jornada do Núcleo de Ensino de Marília

É hard!!! É esse meu primeiro pensamento e sentimento aqui em Marília. (Minha orientadora usava bastante essa expressão. E ela foi importante pra mim na aprendizagem de fazer pesquisa, de estudar.)

É hard!!! Uma manhã inteira de uma mesa com três conferencistas... Não é hard?! Uau... Exige bastante de nossas funções psíquicas superiores (aprendi aqui que assim é mais correta a tradução). Das elementares ou inferiores também (rsrsrsrs).

Mas quando objeto e motivo coincidem... A gente consegue!

Obrigada, Leontiev!!! Obrigada, Vigotski!!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Sociedade Brasileira de Alfabetização

Vai ao Congresso de Leitura, em Campinas? Então participa da assembléia de criação da Sbalf - a Sociedade Brasileira de Alfabetização. O convite é da Cecília Goulart, em nome da Comissão Provisória de Criação da Sbalf...

Sbalf - 18 de julho, 12h e 30 min, Salão Nobre 
da Faculdade de Educação da Unicamp

sábado, 7 de julho de 2012

Cultura letrada

Leitura e escrita como objetos culturais... Fofíssima!!!!!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Para refletir... Sobre aprender e ensinar...

Para realizarmos bem o nosso trabalho pedagógico com as crianças estudamos, muitas vezes, o que Piaget, Emília Ferreiro, Vigotski, Wallon e outros pesquisadores elaboraram. Ou seja, por meio da elaboração que os pesquisadores realizaram podemos ter acesso ao modo como a criança pensa, ao modo como a criança constrói e se apropria de conhecimentos.

Por meio da elaboração que eles criaram também podemos ter acesso aos referenciais teóricos que eles usaram para realizarem a construção de conhecimentos sobre a criança.

Uma coisa bastante interessante pra nós, da escola, é nos darmos conta de que eles nos informam sobre "como a criança aprende", mas eles não nos dizem "como ensinar". Nesse intervalo reside o espaço da Pedagogia! Aprender e ensinar são coisas diferentes, embora sejam duas faces da mesma moeda. Aprender e ensinar têm procedimentos e atitudes que se diferenciam e se complementam, dialeticamente.

Nesse processo de construir uma Pedagogia da Infância com essas elaborações teóricas que as ciências (Psicologia, Sociologia, Lingüística...) nos informam residiria a belezura e o encantamento, como diria Paulo Freire, das nossas relações com as crianças... Um espaço da criação, da autonomia, da transformação, do saber/fazer, um espaço de possibilidades, um espaço de vida em processo.

Parafraseando o poeta, conhecer é preciso!

E aí, você concorda?

terça-feira, 19 de junho de 2012

João Wanderley Geraldi

Aqui tem uma interessante entrevista com o professor João Wanderley Geraldi. Vale a pena conferir...