segunda-feira, 29 de maio de 2006
Multiidade no Estado do Rio?
Nossa... como está complicado encontrar texto escrito sobre a organização de um trabalho pedagógico com turmas heterogêneas na educação infantil (a multiidade)!!!
E ainda não encontramos escolas públicas aqui no Estado do Rio que também estejam trabalhando com turmas multiidade! Nem a de Duque de Caxias conseguimos localizar (ainda)!!!
Marcadores:
educação infantil,
multiidade,
prática pedagógica,
seminário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Interessante a questão da Multiidade, estva lendo o texto abaixo e quando misturmos as turmas em algumas atividades na Creche onde trabalho é exatamente igual, os maiores cuidam dos menores, a interação é maravilhosa... pena que tem tanta gente que critica. Há mais ou menos 1 mês participei de uma reunião de gestores com uma responsável pela parte Pedagógica de diversas unidades que de certa forma tem autonomia pra gerenciar isso, mas qual não foi nosso susto quando ela veio criticando a multiidade, chamou de descaracterização de turmas... estranho né?
Achei o vosso blog muito interessante e pertinente. Sou educadora de infância em Portugal e trabalho com um grupo heterogeneo de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. A experiência que vocês relatam corresponde à realidade. Mas é óptimo trabalhar com grupos assim. Eu identifico-me com o Modelo do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Tem sido um grande apoio para trabalhar com este tipo de grupos.
Até à próxima
Lucélia,
descaracterização das turmas?
Mas qual seria a característica específica de uma turma que favoreceria a aprendizagem, construção do sujeito, da linguagem, do aluno reflexivo?
Aquela que "etapiza" a vida?
Ou aquela que favorece a troca, a interação dialógica entre os diferentes sujeitos, de diferentes idades?
Realmente, como você disse, é estranho...
Postar um comentário