Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Avaliação parcial da multiidade


Fizemos a avaliação do primeiro semestre no novo projeto da multiidade. Foi um ótimo dia de trabalho! Aí embaixo tem instantâneos dos momentos de reflexão nos dois turnos de funcionamento da escola.

No turno da manhã

No turno da tarde

Duas professoras que não trabalham conosco, mas que conhecem um pouco sobre o nosso processo de trabalho, foram observadoras do nosso dia de avaliação. Além disso, quatro professoras da Secretaria de Municipal de Educação estiveram presentes no turno da tarde.

Gravamos as discussões e agora estamos preparando o relatório parcial.

terça-feira, 11 de julho de 2006

Letra cursiva na pré-escola?


Hoje eu vi algo que me surpreendeu muito, mas muito mesmo! Alguém pedia letras cursivas perfeitas para trabalhar na pré-escola. A pessoa pedia esses arquivos de fonte que estão no computador. E mais de trinta pessoas responderam sugerindo fontes, pedindo que enviassem pra elas também...

O que fazemos com Bakthin, Vygotsky, entre outros, heim?!
Será que uma olhadinha no dicionário não seria um começo pra fazer pensar?!

De acordo com o dicionário, “cursivo é forma de letra manuscrita, miúda e ligeira; adj. que a pena faz correndo‚ pelo papel, letra cursiva; escrita cursiva; ligeiro, executado sem esforço.”

Como, então, exigir que uma criança escreva cursivamente na pré-escola???!!!

Afinal, domamos o aluno ou o aluno domina a escrita?

sexta-feira, 7 de julho de 2006

sábado, 17 de junho de 2006

Saberes docentes


Textos a respeito do saber-fazer dos professores...

Saber educativo e culturas profissionais – contributos para uma construção-desconstrução epistemológica
Maria do Céu Roldão

Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
Célia Maria Fernandes Nunes

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Multiidade no Estado do Rio?


Nossa... como está complicado encontrar texto escrito sobre a organização de um trabalho pedagógico com turmas heterogêneas na educação infantil (a multiidade)!!!

E ainda não encontramos escolas públicas aqui no Estado do Rio que também estejam trabalhando com turmas multiidade! Nem a de Duque de Caxias conseguimos localizar (ainda)!!!

terça-feira, 16 de maio de 2006

Multiidade: primeiras impressões


Renata dos Santos Melro

Crianças de três, quatro e cinco anos juntas?
É, essa pergunta passou pela cabeça de muita gente, preocupando pais e professoras. Como crianças de idades diferentes poderiam conviver, fazer atividades, enfim, aprender e crescer na mesma sala de aula? Será que as maiores não vão regredir e as menores ficar perdidas?
Já nos primeiros dias começamos a notar a diferença. Menos crianças pequenas chorando e as maiores acolhiam e cuidavam das menores.
No parque, os pequenos de três anos passaram a ser os filhos cobiçadíssimos pelos pais de quatro e cinco anos. Era colo, papá, castigo... Aos poucos também se tornavam pais, tios e constantemente passaram a trocar de papéis.
Na sala de aula, as atividades ocorriam e vêm ocorrendo de forma bastante natural, já que nós professoras estamos cientes de que as respostas dos alunos são diferentes, levando-se em consideração suas vivências e, portanto, o desenvolvimento de cada um. Regressão de crianças maiores? Muito pelo contrário! Ao ajudarem os menores, elas passam a rever conceitos e idéias e as transmitem para os menores de maneira pensada e bem mais elaborada.
E quem diria que, além de as crianças de cinco anos, os pequenos também iriam ensinar? Isso também tem acontecido muito nas salas de aula.
É claro que problemas e dúvidas irão continuar ocorrendo e é por esta razão que professoras e equipe técnico-pedagógica estão constantemente registrando acontecimentos e impressões do grupo com o qual estão trabalhando. Além disso, nas nossas reuniões de estudo e planejamento, trocamos idéias, experiências, opiniões e principalmente estudamos sobre esse momento tão novo para nós.
Parabéns para nós que apostamos nessa experiência!

sábado, 13 de maio de 2006

Seminário sobre multiidade e suas implicações pedagógicas


O nosso seminário de formação permanente - em sua terceira edição - vai tratar dessa temática: a organização das turmas de educação infantil não mais pelo critério da seriação por idades.
Está parecendo que esse é um assunto pouco debatido e/ou pesquisado em educação infantil. Pelo menos, sob a forma de texto escrito... Estamos buscando referências...
Soubemos que tem uma escola municipal em Duque de Caxias que também trabalha com crianças de idades diferentes na mesma turma, além de algumas escolas particulares no Rio de Janeiro, por exemplo.
Já estamos começando a estabelecer alguns contatos com vistas à organização do seminário...

terça-feira, 9 de maio de 2006

Multiidade!!! E agora?


Como seria o trabalho na educação infantil com crianças de idades diferentes na mesma turma?
Quais as implicações em relação ao currículo, à formação docente, ao papel e à função de uma instituição escolar para crianças de três, quatro e cinco anos que não organiza suas turmas pelo critério da idade?
Ou seja, o que muda quando uma professora e suas crianças de idades diferentes estão juntas realizando ações educativas?
São estas as modificações que resolvemos enfrentar a partir deste ano.
Estamos concordando com as pessoas que chamam este critério de organização das turmas de multiidade. Outras usam agrupada...
Temos muito que estudar, observar, analisar, registrar, pensar, trocar experiências e saberes com quem já trabalha com essa organização de turma e reflete a partir dela...
O processo de reformulação do nosso saber-fazer pedagógico na educação infantil está em outro rico momento de desafios e elaborações!