A moção de repúdio tem um texto pequeno, pois é direta nos argumentos. Caso queira lê-la, clique em mais informações...
MOÇÃO DE REPÚDIO À PROPOSTA DA SECRETARIA
DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DO GOVERNO FEDERAL DE APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ASQ PARA
AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS NO ÂMBITO DAS CRECHES
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO
DESENVOLVIMENTO
BRASÍLIA, 12 – 15 DE NOVEMBRO/2011
Considerando que a educação infantil vem se consolidando no
Brasil e que, apesar dos novos marcos legais e de avanços já visíveis, ainda
são necessários grandes esforços para melhoria das condições estruturais e do
trabalho desenvolvido em creches e pré-escolas;
Considerando
que o Ministério da Educação vem implantando, num processo de diálogo com
pesquisadores e movimentos sociais da área, ações que estimulam e orientam a
melhoria da qualidade do trabalho docente, incluindo o foco nas várias dimensões
que compõem a educação das crianças de 0 a 3 anos de idade;
Considerando
que os estudos de Psicologia do Desenvolvimento sugerem que as avaliações sejam
contextuais e acompanhadas por profissionais qualificados, a fim de evitar que
os instrumentos e procedimentos de avaliação produzam processos de classificação
e exclusão;
Considerando
que o desenvolvimento infantil tem como característica a variabilidade
especialmente acentuada para as crianças abaixo de 3 anos e que procedimentos
de avaliação para essa fase, quando aplicados em larga escala, a desconsideram;
Considerando
que a proposta, veiculada pela imprensa e mídia eletrônica, da utilização do
instrumento Age & Stages Questionnaires (ASQ-3), elaborado em contexto alheio
ao brasileiro, fragiliza as discussões sobre currículo e avaliações contextuais
em curso e não se compatibiliza com os marcos legais já pactuados.
Os
psicólogos e demais profissionais do campo da infância, reunidos no VIII
Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, ocorrido de 12 a 15 de
novembro em Brasília, manifestam seu repúdio à proposta de avaliação de
crianças de 0 a 3 anos de idade no âmbito das creches, apresentada pela
Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
Manifestam,
ainda, o apoio à iniciativa do Ministério da Educação de criação da Comissão
Nacional de Avaliação com representação das entidades e pesquisadores que
historicamente vem contribuindo para os avanços na educação infantil.
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