Continuação da Agenda de Trabalho...
Criar um amigo de pano, com nome, idade e outras peculiaridades que acompanhe as crianças -- aonde elas queiram levá-lo -- e seja mais um meio de fomentar o desenvolvimento de interações sociais e afetivas é um dos objetivos do projeto Amigo da Turma. Este amigo visita a casa de cada crianca por um ou dois dias. Por meio de texto e/ou foto, alguém da família, em caderno próprio que acompanha o boneco, relata como foi a visita do amigo. Mais uma atividade que procurar integrar família e escola.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Álbum da Turma
Continuação da Agenda de Trabalho...
Num álbum de fotografia guardamos instatâneos de momentos que nos marcaram, de modo que, ao contemplá-los tempos depois, de certa forma, a eles voltamos. Eis a analogia com o Álbum da Turma. Nele é possível registrar em textos, desenhos, fotos etc. o que a professora e/ou as crianças decidem ser expressivo e representativo do ano escolar que estão vivendo. Vale salientar a concepção de trabalho com a linguagem oral e escrita que sustenta tal prática pedagógica.
Num álbum de fotografia guardamos instatâneos de momentos que nos marcaram, de modo que, ao contemplá-los tempos depois, de certa forma, a eles voltamos. Eis a analogia com o Álbum da Turma. Nele é possível registrar em textos, desenhos, fotos etc. o que a professora e/ou as crianças decidem ser expressivo e representativo do ano escolar que estão vivendo. Vale salientar a concepção de trabalho com a linguagem oral e escrita que sustenta tal prática pedagógica.
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terça-feira, 6 de abril de 2010
A escola de Gramsci
“Caro Berti, (...) uma das atividades mais importantes, creio eu, a ser feita pelo corpo docente seria a de registrar, desenvolver e coordenar as experiências e as observações pedagógicas e didáticas; somente desse constante trabalho pode nascer o tipo de escola e o tipo de professor que o ambiente requer. Que livro bonito e útil poderia assim resultar a partir dessas experiências! (...) Penso que a genialidade deve ser jogada na ‘sarjeta’ e se deva, ao contrário, aplicar o método das experiências mais minuciosas e da autocrítica mais fria e objetiva.” Antonio Gramsci
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Livro de Desenhos e Histórias
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Esta prática pedagógica e educativa com o desenho infantil remonta ao antigo procedimento de fornecer desenhos prontos para a criança pintar – ainda praticado, infelizmente, em algumas instituições. Acreditando numa criança rica em possibilidades e capacidades, no começo do nosso processo de reformulação curricular, decidimos criar condições para que cada criança fizesse seu desenho a fim de ser reproduzido para todos os colegas usarem as cores de acordo com a própria imaginação. Assim surgiu o Livro de Desenhos e Histórias da turma.
Esta prática pedagógica e educativa com o desenho infantil remonta ao antigo procedimento de fornecer desenhos prontos para a criança pintar – ainda praticado, infelizmente, em algumas instituições. Acreditando numa criança rica em possibilidades e capacidades, no começo do nosso processo de reformulação curricular, decidimos criar condições para que cada criança fizesse seu desenho a fim de ser reproduzido para todos os colegas usarem as cores de acordo com a própria imaginação. Assim surgiu o Livro de Desenhos e Histórias da turma.
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segunda-feira, 5 de abril de 2010
Bornal de Leitura
Continuação da Agenda de Trabalho...
Durante a realização do Projeto de Cultura Popular envolvendo o universo de Ariano Suassuna, em 2005, professoras e crianças tiveram a oportunidade de conhecer o papel que dois tios tiveram na formação do leitor Ariano Suassuna. Tivemos a ideia, então, de permitir que as crianças levassem livros de história para casa, junto com um caderno para que alguém da família registrasse o momento de leitura. Foi assim que nasceu o Bornal de Leitura, marcadamente sustentado por referenciais teóricos na perspectiva do letramento.
Durante a realização do Projeto de Cultura Popular envolvendo o universo de Ariano Suassuna, em 2005, professoras e crianças tiveram a oportunidade de conhecer o papel que dois tios tiveram na formação do leitor Ariano Suassuna. Tivemos a ideia, então, de permitir que as crianças levassem livros de história para casa, junto com um caderno para que alguém da família registrasse o momento de leitura. Foi assim que nasceu o Bornal de Leitura, marcadamente sustentado por referenciais teóricos na perspectiva do letramento.
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domingo, 4 de abril de 2010
Diário de Campo
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A documentação do trabalho realizado com as crianças conta ainda com a escrita de um Diário de Campo. Nele a professora registra impressões, dúvidas, questões, acontecimentos, observações... referentes ao dia-a-dia vivido com as crianças e pelas crianças. Ele pode ser uma importante base para a readação dos relatórios avaliativos semestrais de cada aluno. A elaboração deste diário é uma atividade nova e recente no processo pedagógico e formativo que vivemos. A relação da professora com este documento de trabalho depende, portanto, desse processo formativo. Tal processo formativo, por sua vez, é dialeticamente dependente tanto das pessoas nele envolvidas como das estruturas administrativas e funcionais com as quais e pelas quais efetivamos o trabalho.
A documentação do trabalho realizado com as crianças conta ainda com a escrita de um Diário de Campo. Nele a professora registra impressões, dúvidas, questões, acontecimentos, observações... referentes ao dia-a-dia vivido com as crianças e pelas crianças. Ele pode ser uma importante base para a readação dos relatórios avaliativos semestrais de cada aluno. A elaboração deste diário é uma atividade nova e recente no processo pedagógico e formativo que vivemos. A relação da professora com este documento de trabalho depende, portanto, desse processo formativo. Tal processo formativo, por sua vez, é dialeticamente dependente tanto das pessoas nele envolvidas como das estruturas administrativas e funcionais com as quais e pelas quais efetivamos o trabalho.
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sábado, 3 de abril de 2010
EntreTextos
Continuação da Agenda de Trabalho...
Com textos e imagens as professoras relatam o trabalho realizado com as crianças na forma de um boletim informativo (jornal). Esse boletim é mais um meio de atuarmos tanto na formação docente como, e principalmente, na compreensão que os pais têm a respeito da educação infantil que fazemos nesta escola. A família de cada aluno nosso recebe um exemplar do boletim. Também enviamos EntreTextos para outras instituições educativas, tendo em vista o importante papel formador da docência pelas possibilidades de diálogo entre textos de diversas vozes e lugares. A divulgação do nosso saber-fazer educação infantil – em processo coletivo – e a contribuição com a formação docente e da comunidade ocorre ainda entre hipertextos, por meio do blog EntreTextos.
Com textos e imagens as professoras relatam o trabalho realizado com as crianças na forma de um boletim informativo (jornal). Esse boletim é mais um meio de atuarmos tanto na formação docente como, e principalmente, na compreensão que os pais têm a respeito da educação infantil que fazemos nesta escola. A família de cada aluno nosso recebe um exemplar do boletim. Também enviamos EntreTextos para outras instituições educativas, tendo em vista o importante papel formador da docência pelas possibilidades de diálogo entre textos de diversas vozes e lugares. A divulgação do nosso saber-fazer educação infantil – em processo coletivo – e a contribuição com a formação docente e da comunidade ocorre ainda entre hipertextos, por meio do blog EntreTextos.
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sexta-feira, 2 de abril de 2010
Letramento
Continuação da Agenda de Trabalho...
A filiação teórica-metodológica do projeto de instituição educativa para a criança de três a seis de idade que, coletivamente, vimos realizando desde 1990, faz-nos compreender que leitura e escrita são bens culturais da nossa cultura letrada e, como tal, objetos de trabalho na nossa formação, das crianças e da comunidade. Tal concepção é revelada tanto pelas práticas pedagógicas e atividades como pela organização curricular nos dois grandes projetos de trabalho: Projeto de Cultura Popular e Começando a Pensar Com Ciência.
A filiação teórica-metodológica do projeto de instituição educativa para a criança de três a seis de idade que, coletivamente, vimos realizando desde 1990, faz-nos compreender que leitura e escrita são bens culturais da nossa cultura letrada e, como tal, objetos de trabalho na nossa formação, das crianças e da comunidade. Tal concepção é revelada tanto pelas práticas pedagógicas e atividades como pela organização curricular nos dois grandes projetos de trabalho: Projeto de Cultura Popular e Começando a Pensar Com Ciência.
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